terça-feira, 19 de maio de 2015

OS NOVOS CAMINHOS DO PARQUE DO GONZAGÃO


Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 16/05/2015
O Parque Cultural “O Rei do Baião” foi criado na Comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe (PB), para cumprir diversas finalidades na região, dimensionando-as para o mundo inteiro.
Os seus estatutos sociais visam a divulgação das obras de Luiz Gonzaga, fazendo maior a cultura nordestina através do FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas, do CONPOZAGÃO – Concurso de Poesia em Homenagem a Luiz Gonzaga, da SANFONZAGADA, da Missa do Vaqueiro e do Concurso Lembrança do Ídolo.
Também objetiva unir os moradores da comunidade e circunvizinhos, em prol do desenvolvimento das tradicionais festividades locais. Luta pela valorização da imagem dos líderes regionais, sempre ao redor do Gonzagão, o nosso líder maior. Oferece uma divulgação dos sanfoneiros nordestinos para que a profissão cresça e receba apoios no sentido de profissionalizar essa categoria ainda muito desprestigiada.
O Parque de Luiz Gonzaga valoriza também, em alto estilo, as lideranças nos diversos campos profissionais, da comunidade e de outros centros paraibanos e nordestinos, através das várias galerias ali implantadas.
É um movimento nacionalizado, pois o CONPOZAGÃO e o Concurso Lembrança do Ídolo recebem inscrições de várias partes do Brasil e do mundo.
Com relação ao FESMUZA, o número de sanfoneiros que se inscrevem a cada ano é acima das expectativas, pois a valorização artística é muito importante para essa categoria.
A realização do tradicional evento só é possível graças ao apoio das empresas privadas e das lideranças regionais, que já se apaixonaram pela história de Luiz Gonzaga.
Para as festividades de agosto próximo, a instituição vai inaugurar o Palco “Prefeito Abel Medeiros”, onde será realizado o festival, e o Palco Onaldo Rocha Queiroga destinado as Comissões Julgadora, Apuradora e para a Central dos Troféus e Comendas.
A divisão cultural para o corrente ano de 2015 concentra-se nos seguintes blocos:
VIII FESMUZA – uma disputa de prêmios entre os sanfoneiros previamente inscritos, como forma de divulgação maior dessa categoria.
LEMBRANÇA DO ÍDOLO – movimento em que os cronistas sociais relembram o mundo gonzagueano, com especialidade àqueles que conviveram na arte sanfônica com o nosso Lua Gonzaga.
MISSA DO VAQUEIRO – marca viva do vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, vítima da violência nos campos de Serrita, Estado de Pernambuco.
SANFONZAGADA – é a força e união dos sanfoneiros, por ocasião da abertura da festa, onde todos caminham juntos executando uma só música, escolhida previamente através de pesquisas nos órgãos de divulgação regional.
IV CONPOZAGÃO – um concurso que encanta o Brasil e o mundo, pois recebe inscrições de vários estados brasileiros, e ainda de outros países, numa demonstração da credibilidade desse evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário