sexta-feira, 22 de maio de 2015

A Carta - Comenda "O Vencedor de Todas as Lutas". PARTICIPE!


REGULAMENTO

01 – A CARTA é o momento das sábias vozes destinadas a abertura das festividades em homenagem a Luiz Gonzaga, produzidas pelo Parque Cultural “O Rei do Baião”, neste ano de 2015.

02 – Trata-se de uma conversa sentimental dos amantes da causa gonzagueana, com o Rei de todos nós – o Gonzagão.

03 – É o elo de ligação do ato inaugural do dia 14, com o grito do povo nordestino no tradicional FESMUZA, no dia 15 de agosto do corrente ano.

04 – Terá como tema central: “Eu amo o meu Rei”.

05 – Os autores da Carta poderão “falar” com Luiz Gonzaga sobre diversificados temas: Sonhando, Propondo, Saudando, Denunciando, Recomendando e Sanfonzagando.

06 – O maior histórico desse momento é que as Cartas serão transformadas em livro, cujo lançamento está previsto para o início de 2016.

07 – Todos os participantes receberão a Comenda “O Vencedor de Todas as Lutas”, homenageando José Nelo Zerinho Rodrigues, Presidente de Honra do Parque Cultural “O Rei do Baião” e seguidor da história de Luiz Gonzaga.

08 – O prazo para as inscrições é de 23 de maio a 30 de junho de 2015.

09 – Prefácio, posfácio, apresentação e contracapa do livro serão redigidos pelos próprios autores das Cartas.

10 – As inscrições podem ser realizadas na Comunidade São Francisco, zona rural de São João do Rio do Peixe (PB), ou ainda no endereço: Rua Dr. José Guimarães Braga, 70, Vila do Bispo, Cajazeiras (PB), CEP – 58.900-000, pelos telefones: (83) 9615-7942 / (83) 9379-1893, Pelos e-mails: chicocardoso.caldeirao@gmail.com ou chicocardosocz@yahoo.com.br

11 – Maiores informações no site: www.caldeiraodochico.com.br, no programa “Caldeirão Político”, na Rádio Oeste da Paraíba e no blog http://gonzagaodobrasil.blogspot.com.br/.

12 – O participante deve enviar uma Carta, em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, com uma lauda apenas, uma fotografia recente para o livro e um breve currículo.

Parque Cultural “O Rei do Baião”
São João do Rio do Peixe-PB, 22 de maio de 2015

Francisco Alves Cardoso
Coordenador Geral do Parque Cultural “O Rei do Baião”

O famoso Piloto vai participar do VIII FESMUZA


O artista Fausto Luiz Maciel, conhecido pela alcunha de Piloto, sobrinho de Luiz Gonzaga, confirmou à Diretoria do Parque Cultural “O Rei do Baião”, que estará presente no VIII FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas, que será realizado no dia 15 de agosto de 2015, na Comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB.

Numa conversa telefônica mantida com o jornalista Chico Cardoso, Piloto confirmou que foi o último zabumbeiro e último motorista do tio, Luiz Gonzaga.

Fausto Luiz é irmão do sanfoneiro Joquinha Gonzaga e filho de dona Muniz Gonzaga, irmã do “Rei do Baião”. Nasceu no Crato-CE e começou a acompanhar o tio famoso no ano de 1975, até o ano de sua morte em 1989.

terça-feira, 19 de maio de 2015

OS NOVOS CAMINHOS DO PARQUE DO GONZAGÃO


Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 16/05/2015
O Parque Cultural “O Rei do Baião” foi criado na Comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe (PB), para cumprir diversas finalidades na região, dimensionando-as para o mundo inteiro.
Os seus estatutos sociais visam a divulgação das obras de Luiz Gonzaga, fazendo maior a cultura nordestina através do FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas, do CONPOZAGÃO – Concurso de Poesia em Homenagem a Luiz Gonzaga, da SANFONZAGADA, da Missa do Vaqueiro e do Concurso Lembrança do Ídolo.
Também objetiva unir os moradores da comunidade e circunvizinhos, em prol do desenvolvimento das tradicionais festividades locais. Luta pela valorização da imagem dos líderes regionais, sempre ao redor do Gonzagão, o nosso líder maior. Oferece uma divulgação dos sanfoneiros nordestinos para que a profissão cresça e receba apoios no sentido de profissionalizar essa categoria ainda muito desprestigiada.
O Parque de Luiz Gonzaga valoriza também, em alto estilo, as lideranças nos diversos campos profissionais, da comunidade e de outros centros paraibanos e nordestinos, através das várias galerias ali implantadas.
É um movimento nacionalizado, pois o CONPOZAGÃO e o Concurso Lembrança do Ídolo recebem inscrições de várias partes do Brasil e do mundo.
Com relação ao FESMUZA, o número de sanfoneiros que se inscrevem a cada ano é acima das expectativas, pois a valorização artística é muito importante para essa categoria.
A realização do tradicional evento só é possível graças ao apoio das empresas privadas e das lideranças regionais, que já se apaixonaram pela história de Luiz Gonzaga.
Para as festividades de agosto próximo, a instituição vai inaugurar o Palco “Prefeito Abel Medeiros”, onde será realizado o festival, e o Palco Onaldo Rocha Queiroga destinado as Comissões Julgadora, Apuradora e para a Central dos Troféus e Comendas.
A divisão cultural para o corrente ano de 2015 concentra-se nos seguintes blocos:
VIII FESMUZA – uma disputa de prêmios entre os sanfoneiros previamente inscritos, como forma de divulgação maior dessa categoria.
LEMBRANÇA DO ÍDOLO – movimento em que os cronistas sociais relembram o mundo gonzagueano, com especialidade àqueles que conviveram na arte sanfônica com o nosso Lua Gonzaga.
MISSA DO VAQUEIRO – marca viva do vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, vítima da violência nos campos de Serrita, Estado de Pernambuco.
SANFONZAGADA – é a força e união dos sanfoneiros, por ocasião da abertura da festa, onde todos caminham juntos executando uma só música, escolhida previamente através de pesquisas nos órgãos de divulgação regional.
IV CONPOZAGÃO – um concurso que encanta o Brasil e o mundo, pois recebe inscrições de vários estados brasileiros, e ainda de outros países, numa demonstração da credibilidade desse evento.

Artistas centenários em 2015; os amigos do Gonzagão


Luiz Bittencourt
Luiz Bittencourt – nasceu no Rio do Janeiro em 06 de maio de 1915. Era violonista, compositor, diretor artístico e produtor musical.

Fernando_Lobo
Fernando Lobo – Nasceu em Recife (PE), em 26 de julho de 1915. Era compositor, jornalista e radialista. Morreu no Rio de Janeiro em 22 de dezembro de 1996.
Gerson_Filho
Gerson Filho – Nasceu no dia 12 de maio de 1915, na Fazenda Mundeis, município de Penedo (AL). Era cantor e compositor.
Haroldo Barbosa
Haroldo Barbosa – Nasceu no bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 21 de março de 1915.Foi parceiro de Luiz Gonzaga em algumas de suas composições. Morreu no dia 05 de setembro de 1979.
Jorge de Castro
Jorge de Castro – Nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de fevereiro de 1915. Foi cantor, sambista e compositor.
humberto_teixeira
Humberto Teixeira – Nasceu em 05 de janeiro de 1915, na cidade de Iguatu, Estado do Ceará. Foi advogado, deputado federal e compositor. Morreu no Rio de Janeiro em 03 de outubro de 1979.
rosil_cavalcanti
Rosil Cavalcanti – Nasceu em 20 de dezembro de 1915 em Macaparana (PE). Foi compositor, ator e radialista. Morreu em 10 de julho de 1968, em Campina Grande (PB).