sábado, 20 de dezembro de 2014

O REI DO IGUATU

Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 20/12/2014



No ano 2015 será comemorado o centenário de nascimento de Humberto Teixeira, o grande compositor de Luiz Gonzaga, autor de sucessos famosos como "Mangaratiba", "Juazeiro", "Paraíba", "Qui nem jiló", "Xanduzinha", "Baião", "Asa Branca", "Lorota boa", "Assum Preto", "Estrada de Canindé", "Respeita Januário" e "Meu pé de serra".

O Parque Cultural “O Rei do Baião”, localizado na Comunidade São Francisco, no município de São João do Rio do Peixe (PB), vai dedicar as homenagens especiais do VIII FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas a Humberto Teixeira, dono de uma história vitoriosa em todo o Brasil.

Humberto nasceu na cidade de Iguatu, Estado do Ceará, no dia cinco de janeiro de 1915 e faleceu no Rio de Janeiro, em três de outubro de 1979, aos sessenta e quatro anos de idade.

No ano de 1954, ele candidatou-se a deputado federal, passando dois meses fazendo campanha no sertão cearense, ao lado do famoso sanfoneiro Luiz Gonzaga. Elegeu-se com cerca de 12 mil votos.

O parceiro Luiz Gonzaga escreveu juntamente com João Silva a música “Doutor do Baião”, em homenagem ao saudoso companheiro, iniciando-a com a seguinte frase: “Onde tá meu grande irmão, onde é que tá, quanto tempo, que saudade que você me dá; quanta falta está fazendo, irmão, ao nosso baião”.

Finalizando a bela canção declamou o seguinte: “Ai que saudade, poeta do Iguatu, ai quanta tristeza fazer baião sem tu”.

Através da nossa embaixatriz do Parque Cultural “Rei do Baião”, professora Maria Alda Oliveira, na cidade de Iguatu, vamos convidar autoridades daquela localidade para participar do VIII FESMUZA, em agosto de 2015.

O prêmio da tradicional festa gonzagueana receberá o nome de Humberto Teixeira. Com certeza, faremos a aposição de um busto do destacado compositor nas galerias do Parque.

Desde já as nossas homenagens ao município de Iguatu, pela passagem do centenário de nascimento do compositor Humberto Teixeira.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Homenagem ao VIII FESMUZA



OLHA LÁ O GONZAGÃO
Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 18/12/2104

Hoje estamos aqui no Parque
Amanhã, a incerteza
Saudade saúda o campo
De ineditismo e beleza.

Esse amor é verdadeiro
Solta o grito e pede bis
A lembrança é muito forte
Do Parque de Seu Luiz

Assum Preto e Asa Branca
Deixam aqui o coração
E a aliança eterna
Com a voz do Gonzagão

O Brasil reconhece a obra
Que narra do rei a saga
Os sanfoneiros dedilham
Passos de Luiz Gonzaga

Estribilho

Na Fazenda São Francisco
FESMUZA e CONPOZAGÃO
Tem a Missa do vaqueiro
Tudo em ritmo de baião
A inédita Sanfonzagada
De um criador campeão.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Parque Cultural homenageia o Gonzagão nos seus 102 anos de nascimento



O Parque Cultural “O Rei do Baião”, da Comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe (PB) comemorou no último sábado, 13, juntamente com sócios e admiradores de Luiz Gonzaga, os 102 anos de nascimento do “Rei do Baião”.

O sanfoneiro Geraldinho, da cidade de Nazarezinho (PB), participou do evento executando músicas do Gonzagão, conjuntamente com os vários membros presentes.

Na oportunidade foi lançado o projeto da realização do VIII FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas, IV CONPOZAGÃO – Concurso de Poesia em Homenagem a Luiz Gonzaga e seus Seguidores e II Missa do Vaqueiro.

Secretário do Estado visita o Parque de Luiz Gonzaga

Secretário do Estado visita o Parque de Luiz Gonzaga



O Parque Cultural “O Rei do Baião”, da Comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe (PB), recebeu a visita do Dr. Carlos Antônio, Secretário do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, no último sábado, 13, às 19:00 horas, exatamente no dia que comemorava os 102 anos de nascimento de Luiz Gonzaga.

Na oportunidade, o secretário Carlos Antônio recebeu da diretoria do Parque o projeto para a realização do VIII FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas, nos dias 14 e 15 de agosto de 2015.

O secretário garantiu que vai discutir com os órgãos de cultura do Estado os meios necessários para ajudar na realização do tradicional evento cultural em homenagem a Luiz Gonzaga, hoje considerado uma das maiores festas gonzagueanas do Nordeste brasileiro.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Comentário - Joquinha Gonzaga - sobrinho do Gonzagão



Sou Joquinha Gonzaga, sobrinho de Gozagão e Neto de Januario. Tive o prazer de conhecer o grande espaço cultural Parque Luiz Gonzaga “Rei do Baião”, no sertão da Paraíba, no município de São João do Rio do Peixe. Foi uma alegria muito grande reviver toda a história de grandes artistas do Nordeste, principalmente aqueles que com eles convivi, como Luiz Gonzaga meu tio e Dominguinhos meu parceiro, amigo e fã, tudo isso proporcionado pelo meu grande amigo e defensor da cultura Gonzagueana o grande Chico Cardoso, que conhecia de nome mas, quando fui visitar no seu espaço cultural, foi que vi em um só homem, a coragem, vontade, espírito cultural  e amigo,  e com  isso agente tem ao nosso lado um grande aliado cultural, que nos fortalece para dar continuidade  a um legado que Luiz Gonzaga deixou para todos nós. 

Valeu Chico Cardoso, e conte com a família Gonzaga!

O PARQUE CULTURAL O Rei do Baião, também é cordel, onde fala de tudo e de todos que fazem parte da nossa cultura Nordestina, em especial o nosso querido Chico Cardoso e toda região de São João do Rio do Peixe. O autor foi muito feliz em falar em todo segmento cultural e provar que o cordel tem seu valor, jamais vai acabar e sempre vai ser valorizado por todo o segmento social, financeiro e cultural. Chico, você é um cabra inteligente, você sabe das coisas, por isso dou meus parabéns pela iniciativa de colocar esse cordel num livro. É bem elaborado e fala de toda cultura Gonzagueana. Quem quiser saber de toda a história do Caldeirão, Chico Cardoso e o Museu Parque Luiz Gonzaga, com grandes artistas culturais do Nordeste, é só ler o Cordel Parque Cultural “O Rei do Baião”. 

Valeu meu grande amigo Chico Cardoso, um abraço do sobrinho de Gonzagão, Joquinha Gonzaga!

EXU-PE, 20 de Novembro de 2014,TERRA DE GONZAGÃO